Portuguese

Rumo à instabilidade global?

GVExecutivo1

GV-executivo, vol. 14, n. 2, julho-dezembro 2

Oliver Stuenkel

O mundo está se tornando multipolar com o declínio da liderança dos Estados Unidos. É muito cedo, entretanto, para saber se isso aumentará as fontes de conflitos entre países.

 
RTE news
 

No último mês de maio, The Carnegie Endowment for International Peace, um dos principais think tanks do mundo, enviou uma série de intrigantes perguntas aos seus principais especialistas em relações internacionais, entre elas: “Cada dia parece trazer novos sinais de instabilidade global. Será que o nível de turbulência é realmente inédito na história recente, ou essa é apenas uma falsa impressão?” 

Continue lendo aqui.

Leia também:

Nelson Jobim: Missão impossível em Caracas?

É hora de o Brasil endurecer com Nicolás Maduro

Porque Washington tem dificuldades em compreender o BRICS

Photo credit: RTE News

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS