Events Portuguese South America

Debate: Eleições e Política na Venezuela (Tapera Taperá)

 

https://www.facebook.com/events/177902166324645/

24 de março, 11h
Tapera Taperá
Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metropole

—-

As eleições na Venezuela foram adiadas para 20 de maio. Governistas e setores da oposição procuram acertar regras que proporcionem maior legitimidade a um processo bastante conturbado. Ao redor deles, há muitos que não aceitam eleições que consideram viciadas, entre outras razões porque decisões da Justiça excluem partidos/candidatos de oposição. Outros não estão preparados para aceitar qualquer resultado que não seja mais uma vitória do chavismo, no poder desde 1999, porém com aprovação declinante e hoje provavelmente minoritário na população.

Não nos limitando ao processo eleitoral em curso, vamos procurar conversar sobre as turbulências e desafios na Venezuela. As desigualdades que lá vicejam desde sempre, a economia ainda dependente do petróleo e a atual crise econômica e social, que tem levado milhares de pessoas a emigrar.

Debatedores:

Marsílea Gombata, jornalista do Valor Econômico e doutoranda no Departamento de Ciência Política da USP, onde estuda democracia na Venezuela.

Oliver Stuenkel, Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Colunista do El País e da Americas Quarterly.

Alessandro Soares, Professor de Direito Constitucional, autor de “A democracia direta no constitucionalismo latino-americano e europeu – análise comparada de Equador, Venezuela, Brasil e Espanha”

Ler também:

A crise venezuelana também é nossa (EL PAÍS)

It’s Not Just Venezuela. Central American Democracies Are Under Threat, Too

US sanctions against Venezuela help consolidate Chinese and Russian influence in Caracas 

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS