Agora disponível na Amazon, Zahar, Livraria Cultura e Saraiva
O futuro da ordem global costuma ser visto com pessimismo. O consenso geral é de que a ascensão das potências emergentes, lideradas pela China, trará incertezas e instabilidades sucessivas. No limite, o caos.
Nesse livro instigante e oportuno, Oliver Stuenkel, professor e analista de relações internacionais da FGV- SP, avalia que não há evidências consistentes de que essa ordem será mais conturbada e mais violenta que a atual. O mais provável é que se dê uma descentralização de poder político, econômico e militar – a partir da qual as potências emergentes terão um papel cada vez mais importante. E que surjam oportunidades inéditas e mais democráticas para a cooperação e resolução de desafios internacionais. Este é o mundo pós-ocidental.
Combinando de forma brilhante clareza, profundidade de análise e originalidade, O mundo pós-ocidental é leitura indispensável para todos que buscam entender o futuro da política global.
Próximos eventos de lançamento:
São Paulo (22 de agosto)
Salvador (3 e 5 de setembro)
Brasília (12 e 13 de setembro)
João Pessoa (1 de outubro)
Recife (2 e 3 de outubro)
Natal (4 de outubro)
Rio de Janeiro (16 de outubro)
Curitiba (29 de outubro)
Porto Alegre (30 de outubro)
Santa Vitória do Palmar (1 de novembro)
Florianópolis (12 de novembro)
(mais informações em breve em postwesternworld.com)
Resenhas:
“This book is a critical venture, giving both voice and agency to the world-views of ‘non-western powers… Stuenkel presents a necessary counterargument to the dominant literature.”
International Affairs
——-
“Stuenkel é convincente ao argumentar que Pequim se preocupa principalmente com a estabilidade política interna e o acesso econômico ao exterior, e não com a promoção de seu modelo político autoritário para o resto do mundo.”
New York Review of Books (NYRB)
——-
“Stuenkel pokes holes in [Western-centric] accounts, showing that concepts such as religious freedom, human rights, and sovereignty have never been exclusively Western inventions; they were hammered out over centuries with contributions from African, Asian, and Middle Eastern societies.”
G. John Ikenberry, Foreign Affairs
——-
“Oliver Stuenkel é um dos principais analistas de política internacional na atualidade. … leitura essencial não somente para acadêmicos, mas também para policy makers que buscam entender a realidade e construir uma ordem multipolar que reflita os anseios dos países em desenvolvimento.”
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro da Defesa do Brasil
——-
“Uma fascinante análise sobre como compreendemos a política e os assuntos globais… Oliver Stuenkel apresenta um argumento convincente não apenas sobre a ‘ascensão do resto’, mas também sobre o poder e a influência, negligenciados, do mundo não ocidental. Altamente envolvente e instrutivo.”
Shashi Tharoor, ex-ministro das Relações Exteriores da Índia
——–
“An important contribution to the emerging literature on post-western International Relations. (…)This book will be of great interest to students, researchers and policymakers of IR, looking to develop a more nuanced and critical understanding of the emerging world order.”
Manish Kumar, Political Studies Review