O mundo pós-ocidental: potências emergentes e a nova ordem global
16 de outubro das 18:30 às 20:30
Neste livro instigante e oportuno, o professor e analista de relações internacionais Oliver Stuenkel avalia a ascensão das potências emergentes e suas consequências nos domínios econômico, político e militar.
Longe de fazer conjecturas genéricas, Stuenkel examina quais dinâmicas provavelmente modelarão a arena política mundial nas próximas décadas, apresentando mais de vinte iniciativas institucionais – em sua maioria conduzidas pela China – responsáveis por estabelecer uma ordem paralela: o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura, a Área de Livre Comércio Ásia-Pacífico e a Cúpula dos Líderes dos Brics.
Combinando de forma brilhante clareza, profundidade de análise e originalidade, O mundo pós-ocidental é leitura indispensável para todos que buscam entender o futuro da política global.
Ed. Zahar
Detalhes
Data: 16 de outubro
Hora: 18:30 as 20:30
Local: Livraria FGV. Praia de Botafogo, 190 – Térreo – (Ao lado da entrada principal) – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22250-900
Telefone: (21) 3799-5535
Resenhas:
“This book is a critical venture, giving both voice and agency to the world-views of ‘non-western powers… Stuenkel presents a necessary counterargument to the dominant literature.”
International Affairs
——-
“Stuenkel é convincente ao argumentar que Pequim se preocupa principalmente com a estabilidade política interna e o acesso econômico ao exterior, e não com a promoção de seu modelo político autoritário para o resto do mundo.”
New York Review of Books (NYRB)
——-
“Stuenkel pokes holes in [Western-centric] accounts, showing that concepts such as religious freedom, human rights, and sovereignty have never been exclusively Western inventions; they were hammered out over centuries with contributions from African, Asian, and Middle Eastern societies.”
G. John Ikenberry, Foreign Affairs
——-
“Oliver Stuenkel é um dos principais analistas de política internacional na atualidade. … leitura essencial não somente para acadêmicos, mas também para policy makers que buscam entender a realidade e construir uma ordem multipolar que reflita os anseios dos países em desenvolvimento.”
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-ministro da Defesa do Brasil
——-
“Uma fascinante análise sobre como compreendemos a política e os assuntos globais… Oliver Stuenkel apresenta um argumento convincente não apenas sobre a ‘ascensão do resto’, mas também sobre o poder e a influência, negligenciados, do mundo não ocidental. Altamente envolvente e instrutivo.”
Shashi Tharoor, ex-ministro das Relações Exteriores da Índia
——–
“An important contribution to the emerging literature on post-western International Relations. (…)This book will be of great interest to students, researchers and policymakers of IR, looking to develop a more nuanced and critical understanding of the emerging world order.”
Manish Kumar, Political Studies Review