Brazil Portuguese South America

Liberalismo Latin-Americano Sob Pressão (Revista Piauí)

 

Derrota de Macri na Argentina e impopularidade de Piñera no Chile apontam para mais dificuldades de Bolsonaro com países vizinhos

OLIVER STUENKEL
28out2019_12h49

https://piaui.folha.uol.com.br/liberalismo-latino-americano-sob-pressao/

“O fim do populismo”, festejou a revista britânica The Economist, logo após o triunfo do liberal Mauricio Macri nas eleições presidenciais argentinas, em novembro de 2015. Depois de três mandatos do casal Kirchner (um de Néstor e dois de sua mulher, Cristina), muitos analistas viam na vitória do ex-prefeito de Buenos Aires e ex-presidente do Clube Atlético Boca Juniors o fim da chamada “onda rosa”, quando governos de esquerda dominaram grande parte da América do Sul. Macri herdou uma economia abalada, com 25% de inflação, baixo crescimento e pouca confiança nas instituições após o governo Kirchner ter começado a falsificar dados oficiais sobre pobreza e… 

Ler matéria completa aqui.

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS