Os alemães vão às urnas no domingo (26) para decidir quem vai suceder a chanceler Angela Merkel. Depois de 16 anos no poder, a chanceler, que é da União Democrática Cristã (CDU), vai deixar o comando da maior economia da Europa.
Merkel já tinha anunciado que não iria concorrer no pleito deste ano.
Apesar de deixar para trás bons resultados econômicos e sair com alta aprovação popular, Merkel não deve conseguir emplacar um sucessor —as pesquisas indicam que o Partido Social-Democrata, de centro-esquerda, deve voltar ao poder.
No episódio desta sexta-feira (24), o Café da Manhã conversa com o professor de relações internacionais da FGV Oliver Stuenkel sobre a atuação da chanceler em seus 16 anos no poder, o papel de Merkel na estabilidade da União Europeia e como deve ficar a Alemanha depois da eleição de domingo.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na
iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio: https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2021/09/o-fim-da-era-merkel-e-o-que-esperar-das-eleicoes-na-alemanha-ouca-podcast.shtml