“Estamos entrando em uma nova era”, diz especialista da FGV sobre a Rússia atacar a Ucrânia
Oliver Stuenkel destaca que isso irá gerar frequente tensão geopolítica entre Estados Unidos, Rússia e China e prevê que será um conflito de longo prazo
Por Daniela Chiaretti, Valor
A guerra na Ucrânia pode indicar o momento em que se encerram os 30 anos de unipolaridade no mundo, com hegemonia dos Estados Unidos. A geopolítica agora tem um cenário de multipolaridade, com três grandes potências – Estados Unidos, Rússia e China – e novas e possivelmente frequentes tensões entre elas. Neste tabuleiro, a Europa, dividida e em transformação, ainda tem que buscar seu espaço.
A análise é do cientista político Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Estamos entrando em uma nova era, com dinâmicas que serão mais parecidas com aquelas de antes do colapso da União Soviética”, acredita o especialista em política externa. “Com um detalhe: não estamos entrando em uma fase de bipolaridade, mas em um cenário de multipolaridade, com três grandes potências. Isso irá gerar frequente tensão geopolítica entre elas”, diz ele, referindo-se aos Estados Unidos, à Rússia e à China.
Ler entrevista completa