https://piaui.folha.uol.com.br/na-guerra-sobe-geopolitica-desce-globalizacao/
anais da desglobalização
NA GUERRA, SOBE A GEOPOLÍTICA, DESCE A GLOBALIZAÇÃO
Isolamento russo mostra que Ocidente priorizou segurança em detrimento do mercado; Brasil terá dificuldades em manter laços cordiais com polos opostos de poder
Oliver Stuenkel
07 mar 2022_10h27
Em 2014, quando a Rússia invadiu a península ucraniana da Crimeia, líderes ocidentais impuseram aos invasores sanções resultantes de um compromisso desajeitado para não deixar a anexação inteiramente impune – mas cuidadoso o bastante para não afetar interesses econômicos de nações europeias com ampla relação comercial com o país comandado por Vladimir Putin. Isso fez Putin pensar que, quando atacasse o restante da Ucrânia, potências como a Alemanha, dependentes do gás russo para aquecer as casas da população, certamente se oporiam a medidas econômicas mais incisivas. Mesmo assim, antes de anunciar a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, Putin buscou aumentar de forma sistemática a resiliência da economia russa contra uma eventual nova rodada de sanções econômicas do Ocidente. Ampliou as reservas internacionais do Banco Central russo e selou uma parceria econômica e estratégica com a China.
Poucos dias depois da invasão, ficou evidente que Putin, no comando da Rússia desde 1999, cometera um erro de cálculo. O avanço sobre a Ucrânia gerou um terremoto político na Europa. Em numerosas cidades no continente, centenas de milhares de pessoas foram…
Ler materia completa aqui