Brazil estadao Featured Portuguese

Flórida tornou-se ator-chave na política latino-americana (Estadão)

 

Bastião da direita populista onde Bolsonaro participou de motociata, Flórida é determinante na política externa dos EUA na América Latina

https://www.estadao.com.br/politica/florida-tornou-se-ator-chave-na-politica-latino-americana/

A recente viagem de Jair Bolsonaro à Flórida – oficialmente para abrir um vice-consulado brasileiro em Orlando – serviu para mobilizar uma parcela de eleitores fidelíssima ao presidente: no pleito de 2018, a vasta maioria de brasileiros que votam naquele estado norte-americano apoiou o ex-capitão. A relevância da Flórida para a política latino-americana, no entanto, vai muito além do fato de ser um reduto bolsonarista. Devido às poderosas e conservadoras diásporas cubanas e venezuelanas, os dois senadores da Flórida, Marco Rubio e Rick Scott, do Partido Republicano, têm enorme influência sobre a política externa americana quando o assunto é América Latina.

É consenso em Washington que os embargos contra Cuba e Venezuela falharam e apenas fortaleceram os governos em Havana e Caracas. Entretanto, poucos ousam defender uma postura mais pragmática em relação a esses países por medo de se indispor com o eleitorado da Flórida, detentor do terceiro maior peso no Colégio Eleitoral dos EUA. Quando Trump insinuou que não descartaria uma intervenção militar na Venezuela para derrubar…

Ler matéria na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS