estadao Featured Portuguese

Como o Catar se tornou uma potência diplomática (Estadão)

https://www.estadao.com.br/internacional/como-o-catar-se-tornou-uma-potencia-diplomatica-leia-a-coluna-de-oliver-stuenkel/

Apesar de ser um dos menores países do mundo, o emirado conquistou enorme influência econômica e diplomática

Por Oliver Stuenkel
21/11/2022 | 05h00

O Catar, país-sede da Copa do Mundo de Futebol 2022, vive o melhor momento de sua história. Os líderes do emirado do tamanho de Sergipe, situado entre os pesos pesados da região – a Arábia Saudita a oeste e o Irã a nordeste –, estão colhendo os frutos de uma política externa sofisticada, hoje verdadeiro estudo de caso sobre como se tornar um país influente em cenário adverso. Desde a saída dos britânicos, seguida da tentativa fracassada de fazer parte dos Emirados Árabes Unidos e de sua independência em 1971, o Catar tem adotado uma estratégia internacional baseada em quatro elementos-chave.

Em primeiro lugar, o país — com menos de 3 milhões de habitantes, dos quais quase 90% são migrantes sem perspectiva de se tornar cidadãos — desenvolveu uma política externa com vistas a uma autonomia estratégica. Fraco em comparação com os vizinhos e sem poder…

Ler matéria na íntegra

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS